Vamos falar um pouco sobre marketing tradicional e do digital, pois, vejo que existem muitas confusões no entendimento da metodologia de Inbound Marketing.
Já recebi várias perguntas de pessoas que acreditam que, o trabalho, é apenas fazer divulgação ou propagando na internet, principalmente no Facebook.
Vamos definir a diferença:
Não se trata apenas de o digital estar inserido na internet, mas sim a nova postura do consumidor no processo de aprendizagem das coisas. Vender sempre foi um processo de educação, o consumidor sempre vai precisar passar por estas quatro fases:
- Ter uma dor (problema) e mostrar interesse sobre este tema;
- Buscar informações sobre o produto ou serviço que vai ajudá-lo a resolver este problema;
- Tomar uma decisão de compra;
- Decidir pela melhor solução e efetuar a compra.
Marketing Tradicional
Antes da internet, o consumir não tinha muita informação e o poder estava nas mãos do vendedor, que entrava em cena já na segunda fase da venda, apresentando as informações necessárias e exercendo um grande poder de convencimento em cima do cliente.
As maiores estratégias de marketing das grandes marcas tinham outro poder de influência, e despertavam desejo ou necessidade através de campanhas na mídia tradicional (jornal, TV, revista, rádio e outdoor).
Marketing Digital
Depois da internet, o consumidor conseguiu se desprender da necessidade de buscar estas informações e o vendedor passou a ter um papel mais consultivo, pois quando cliente o procura, ele já buscou as informações necessárias, que irão ter grande influência na hora da decisão de efetuar a compra.
As pessoas geralmente compram de quem elas conhecem, acreditam ou confiam e isso era o grande diferencial antes da internet, pois as empresas mais antigas e com maior credibilidade, eram procuradas primeiro, bastando um bom vendedor para finalizar o processo, mas isso não significava que era a melhor escolha.
Atualmente é possível se tornar uma referência, sem a necessidade de ter tempo de mercado, e a internet possibilita conseguir credibilidade com ações relevantes ao cliente, que permitem educá-lo de uma forma muito mais prospera.
Portanto, é possível estar inserido na internet e continuar realizando o marketing tradicional, talvez este seja o grande erro das empresas nos últimos anos, pois o processo de vendas ficou muito mais inteligente.
A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho. – Peter Drucker.