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Instagram

O Instagram é uma rede social com usuários no mundo todo. Seu crescimento é evidente, sendo que em junho de 2016 anunciou ter ultrapassado a marca de 500 milhões de contas ativas por mês. Dessas, 35 milhões são brasileiras, ou seja, 7% do total mundial. Segundo a empresa, o número de usuários mais que dobrou em dois anos. A base brasileira foi ampliada em um milhão de usuários por mês desde novembro de 2015.

Talvez esse já seja um ótimo motivo para usá-lo como uma ferramenta de comunicação, com a qual é possível falar diretamente com seu público.

Criado nos Estados Unidos, o Instagram foi comprado por por Mark Zuckerberg, em 2012, por US$ 1 bilhão. Ele, que também é dono do Facebook e do WhatsApp, disse que não iria interferir nas operações do Instagram, que continuaria a atuar de forma independente dentro da empresa. Promessa que, até o momento tem sido cumprida.

Os 500 milhões de usuários publicam mais de 95 milhões de fotos por dia, registrando uma média de 4,2 bilhões de “curtidas” (likes) diariamente, em todo o mundo.

Pra que serve?

No Instagram é possível compartilhar imagens e pequenos vídeos. Ele está disponível para download nos sistemas operacionais Android e iOS, sendo que o usuário também pode baixar o software para o Windows Phone. As imagens também podem ser publicadas pelo PC (Windows) através de plugins ou programas específicos, como o InstaPic, em formato quadrado, retrato ou paisagem.

Cada vez mais a plataforma tem sido usada para divulgar o trabalho de empresas e artistas.

Quando pegamos como base a área da saúde, o Instagram pode ser usado para publicações com informações sobre o tema, bem como mensagens inspiradoras, ou que estejam ligadas a datas ou campanha específicas, outra possibilidade é mostrar as instalações de uma clínica ou complexo de saúde, eventos que envolvam a equipe de profissionais, entre outras ideias que tenham como objetivo informar e registrar ações que sejam ligadas a área de atuação do profissional ou empresa.

Quando usada de forma correta, a ferramenta é capaz de auxiliar na transmissão dos valores e diferenciais da sua marca profissional.

Quem usa o Instagram?

De acordo com pesquisa realizada pelo Instagram em setembro de 2015, onde foram consultados mil usuários brasileiros com idade entre 18 e 35 anos, 61% afirmou que acessa a rede social pelo menos uma vez ao dia.

No primeiro semestre de 2016, o Iconosquare fez um estudo mundial com 16 mil usuários do Instagram. A pesquisa revelou que:

• a maioria dos usuários é mulher (64%)

• 73% dos usuários têm entre 15 e 35 anos

• 61% das pessoas que usam o Instagram curte ao menos um post por dia; e 30% curte mais de 10 posts

• o período com maior interação nas publicações é entre as 20 e 21 horas

• 30% das postagens acontecem nos finais de semana

#dica1 – Configuração

O primeiro passo é configurar a sua conta e começar a seguir outros usuários.

Faça as configurações básicas de perfil, insira o link para o seu site e dados da sua imobiliária, ou seus dados, caso seja o Instagram de um corretor.

Não se esqueça de publicar no perfil seus dados profissionais: área de atuação e dados de creci, isso ajuda a dar credibilidade..

Encontre instagrammers (nome dado aos usuários do Instagram) para seguir. Veja como no link a seguir: https://help.instagram.com/533052966709644

#dica2 – Outras Redes Sociais

Você possui outras redes sociais? Caso ainda não, está na hora de criar contas nelas também. Se já tiver, para um melhor aproveitamento do conteúdo, conecte-as com o Instagram.

Usado de forma correta, o Instagram irá auxiliar na dinamização do seu site e das outras redes sociais, porque ele permite o compartilhamento das fotos via Facebook, Tumblr, Twitter, Flick e Foursquare. Também é importante que todas as suas redes sociais sejam integradas ao seu site. Esses compartilhamentos são eficazes para aumentará a visibilidade dos seus perfis, viabilizando um aumento de seguidores.

Veja como fazer no link a seguir: https://help.instagram.com/169948159813228

#dica3 – Divulgue conteúdos variados

Não foque apenas na publicação de fotos de empreendimentos imobiliários ou de imóveis, muito menos publique apenas flyer de publicidade de lançamento, foque em conteúdo do mercado imobiliário.

Se não sabe por onde começar, seguem algumas dicas:

– artigos informativos: são várias as dúvidas que o público leigo tem. Abordar esses temas de forma clara sempre gerará curiosidade. Fale de forma generalizada, sempre ressaltando que existem particularidades e que você está a disposição para tirar as dúvidas, como financiamentos.

– publique fotos e mensagens inspiradoras: criar um ambiente positivo, especialmente ao falar dos sonhos das pessoas, sempre gera “curtidas” e “compartilhamentos”. Aqui também vale a publicação de felicitações, alguma data especial (exemplo: aniversário da cidade), ou datas comemorativas (exemplo: Dia do Amigo).

– publique fotos da sua equipe em ação: as pessoas tem curiosidade em ver o que os profissionais fazem, bem como saber dos eventos e treinamentos que participam. Vale a pena publicar.

– fotos da sua estrutura: é sempre bom saber que seremos atendidos em uma estrutura diferenciada. Por isso, vale a pena algumas publicações relacionadas ao tema. Mas nunca se esqueça de ser sutil, evitando o caráter publicitário.

Lembre-se que, são três os principais motivos pelos quais pessoas seguem as empresas (ou profissionais específicos): porque amam a marca; para descobrir coisas novas; e porque acham o conteúdo interessante ou engraçado.

#dica4 – Defina sua personalidade no Instagram

Quando falamos em definir uma personalidade para o seu Instagram, nada mais é do que seguir uma linha em suas publicações. Nada além, do que você já definiu para sua atuação profissional. Saber qual é o seu público-alvo vai ajudá-lo nessa missão, pois quando se sabe para quem se quer falar, fica mais fácil definir como será passada a informação. No caso da rede social é importante escolher os tipos de imagens a serem postadas, bem como o tom de voz para as gravações de vídeos.

Está liberado acessar Instagrams de sucesso e observar como são feitas as postagens, e inspirar-se.  E lembre-se sempre de utilizar imagens originais, bonitas e com qualidade, se necessário pode usar os filtros disponíveis na rede. Acompanhe e responda os comentários, é uma maneira dos seus “amigos” saberem que você está ciente do que eles disseram. Faça posts com conteúdo específico e cuidado ao recomentar produtos, mesmo que sejam de sua extrema confiança, pois pode haver alguma restrição pessoal de quem está tendo acesso ao conteúdo.

Grave vídeos semanais e publique na sua história principalmente com dicas ou demostrando um imóvel ou empreendimento imobiliário.

#dica5 – O que evitar

Para publicações no Instagram, assim como em outras redes sociais, ou em qualquer tipo de publicidade, a primeira coisa que um profissional deve ter é bom senso.

Veja alguns exemplos do que deve ser evitado:

• publicação de imagens dos clientes ou de imóveis sem autorização por escrito

• ao fotografar uma residencia, foque nas imagens que realmente serão compartilhadas, evite fotos internas de banheiros ou área de serviço e dê prefência para áreas sem pertences pessoais.

• publicação do material de publicidade, pois no instagram as pessoas buscam fotos.

#dica6 – Use hashtags

Pode parecer bobagem, mas esse sinal (#) que lembra o “jogo da velha”, faz muito diferença para suas publicações.  Dados do Instagram mostram que 53% das fotos têm ao menos uma hashtag e 20% têm mais de seis.

As tags são palavras-chave relacionadas ao conteúdo. Elas se tornam hashtags quando inseridas depois do símbolo “#”, que designa a palavra-chave que está sendo usada no Instagram. Quando alguém buscar por uma determinada palavra, se ela estiver marcada na sua publicação, ela aparecerá nos resultados. Por isso não se esqueça de, quando postar uma imagem, pensar nos termos relacionados. O recomendável é até cinco hashtags por publicação.

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